Encontro entre comunidade escolar ocorreu dia 26 de agosto

 

A família é base importantíssima na constituição do ser humano. Costuma ser o primeiro grupo social no qual convivemos e nos acompanha por toda a vida. Mesmo quando perdemos o contato físico com familiares, eles permanecem vivos em nossa memória e, com eles, muito de nosso aprendizado. A importância da participação das famílias se dá, principalmente, para que saiam de sua zona de conforto e tenham contato com outras realidades, para o desenvolvimento da empatia e da aceitação da diferença como valor humano.

 

Se a escola não proporcionar esse convívio, quem favorece o acolhimento tão necessário à transformação de nossa sociedade em um lugar melhor para todas as pessoas viverem. O encontro ocorreu entre a Escola Isolada Municipal Osvin Schmitt e a Pré Escolar Criança é Amor.

 

Nessa perspectiva, a participação dos familiares e responsáveis na elaboração de propostas escolares é uma rica oportunidade de compartilhamento de vivências, de compreensão sobre limitações e dificuldades, de entendimento que as pessoas são diferentes e, por isso, têm inteligências, capacidades, potencialidades, dificuldades e demandas diferentes. Logo, é preciso compreender que nunca dará certo um único método de ensino, uma mesma forma de avaliação rígida e inflexível, uma mesma maneira de tratar a todos.

 

Não há como fazermos uma sociedade diferente se não compreendermos suas mazelas e, para isso, é preciso o envolvimento das famílias de maneira empática, inclusiva e democrática, para que a pense em conjunto os diferentes e possíveis modos de acolhimento e educação para todos os aprendizes, sem desconsiderar a realidade de cada um, cultivando a amorosidade para que a educação esteja ao alcance dos que têm apoio familiar e também para aqueles que não têm esse privilégio.

 

Paulo Freire disse: “Ninguém luta contra as forças que não compreende, cuja importância não mede, cujas formas e contornos não discerne” (1979, p. 22)

 

 

Fonte: Secretaria de Educação de Cunhataí