Enfermeira alerta para aumento de casos da covid-19 e faz chamamento para vacinações

Já são dois anos desde que iniciou a luta contra o covid-19, e, ao fazer uma retrospectiva, lembramos de muitas ações e campanhas realizadas com o objetivo de conscientizar os seres humanos, em adotar as medidas sanitárias estabelecidas por órgãos superiores. A luta foi constante e transformou o cenário da pandemia, amenizando a onda de infecção.

 

No município de Cunhataí, percebe-se nas últimas semanas, um novo aumento no número de pacientes diagnosticados com Covid-19. A avaliação é que a taxa de infecções tem crescido semana a semana, com aumentos sucessivos desde a segunda quinzena de abril.

 

Conforme a enfermeira Evandra Schmitt, entre os motivos que podem justificar a alta, está a chegada do inverno, e o uso não obrigatório de máscaras. “Esse aumento de casos teve um pequeno reflexo nas internações, mas sem relevância ainda no número de óbitos, não é motivo para pânico, mas de alerta, o vírus continua circulando com as suas diferentes variantes e capacidade de mutação.

 

Em relação às crianças, nota-se que houve maior número de casos e com baixa adesão dos pais à vacinação. Dados do ministério da saúde apontam que não chegam a 35% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas, então elas acabam também transmitindo para os adultos. Neste sentido, reforça-se a importância da vacinação, das medidas de proteção e cuidados em lugares fechados, sobretudo em hospitais, clínicas, unidades de saúde, locais onde a circulação grande de pessoas, e também para todas as pessoas potencialmente vulneráveis.

 

Além disso, é necessário que as pessoas com quadro gripal fiquem isoladas e façam o teste, pois do ponto de vista clínico, não é possível diferenciar  covid-19, ou outro vírus respiratório, que também é transmissível.

 

A unidade de saúde de Cunhataí, realiza teste aos pacientes com sintomas respiratórios, importante ressaltar que para realização da testagem o paciente deve ter no mínimo 24 horas de sintomas, pois se não o resultado do exame não é confiável.

 

 

Fonte: Informações repassadas por Evandra Schmitt/Enfermeira da UBS