IV Conferência Municipal de Saúde de Cunhataí é sucesso!

Na última sexta-feira, dia 12 de junho de 2015, no salão comunitário de Cunhataí, foi realizada a IV Conferencia Municipal de Saúde de Cunhataí. A mesma ocorre a cada quatro anos, com o tema: “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro!” e tem por objetivo avaliar a situação de saúde e propor diretrizes para a formulação de politicas para o SUS. Com a participação de representantes de órgãos públicos, prestadores de serviços, profissionais da saúde, entidades e organização de sociedade civil e usuários do sistema com aproximadamente 180 participantes.

Com a seguinte programação:

07:30 Recepção, credenciamento e entrega de materiais;

08:00 Abertura oficial com pronunciamentos;

08:30 Apresentação dos trabalhos da Secretaria Municipal de Saúde;

09:00 Palestra com a assessora de saúde Marli Agostini;

10:00 Coffee Break;

10:15 Trabalho de grupo e elaboração das propostas;

12:00 Almoço;

13:00 Plenária final, apresentação, discussão , aprovação das propostas e eleição dos delegados estaduais;

16:00 Encerramento com Coffee Break.

Após as discussões, resultaram propostas posteriormente discutidas e aprovadas a nível municipal, estadual e federal elencadas por eixo temático:

Eixo 1: Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade

Eixo 2: Participação Social

Eixo 3: Valorização do trabalho  e da educação em Saúde

Eixo 4: Financiamento do SUS e relação Público-Privado

Eixo 5: Gestão do SUS e modelos de atenção à Saúde

Eixo 6: Informação, educação e política de comunicação do SUS

Eixo 7: Ciência, tecnologia e inovação no SUS

Eixo 8: Reformas democráticas e populares do Estado

Seguindo a programação, foi realizada a eleição dos delegados para representar o município na etapa estadual, de forma paritária entre os segmentos, ficando assim composto:

Representantes dos Usuários:

Francisca Elva Knorst Jantsch –  Titular

Vaiti Helena Franken –  Titular

Claucia Kerbes Warken  –  Suplente

Kátia Endler Hammes –  Suplente

Representantes dos Órgãos Governamentais:

Yerce Sehnem – Titular

Adair Werlang –  Suplente

Representantes dos Trabalhadores da Saúde:

Marisa Inês Frantz –  Titular

Debora Andreia Avrella –  Suplente

Encerrando-se com o Coffee Break a programação da IV Conferencia Municipal de Saúde de Cunhataí.

Segundo a Secretaria Evandra Schmitt a  IV Conferencia  Municipal de Saúde foi um sucesso , transcorreu tudo  dentro do esperado, houve uma grande participação da comunidade que elencou propostas pertinentes aos eixos e que podem ser cumpridas pelas três esferas de governo. É importante agradecer a todas as pessoas que deixaram seus afazeres domésticos para participar da conferencia, discutindo e elencando propostas para um  futuro bem próximo.