Secretaria de saúde alerta sobre importância de ter o esquema vacinal em dia

Conforme o sistema único de saúde (SUS), no calendário nacional de vacinação, são disponibilizados mais de 25 tipos de vacinas para prevenção de doenças, tais como: tétano, paralisia infantil, febre amarela, meningite, pneumonias, gripe, covid, sarampo e tantas outras.

 

Em Cunhataí, todos os dias na sala de vacina são realizadas as aplicações, salvando-se, somente as vacinas da covid, que são disponibilizadas em dias específicos: crianças nas quartas-feiras e adultos nas quintas-feiras. A cobertura vacinal em relação à covid está com boa adesão em relação às doses de reforço nos idosos, com mais de 60 anos. Já nas faixas etárias de 18 a 59 anos, está-se com baixa adesão.

 

É de fundamental importância para que a população continue se imunizando em relação à covid, pois a vacina garante maior proteção à saúde e impede que sintomas possam se agravar.

 

Vacina da gripe e sarampo

Quem se vacina contra a vacina da gripe está se protegendo contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B. Ressaltamos que os vírus H1N1 e H3N2 estão com grande circulação na nossa região, em virtude disso, pedimos à população para que compareça até a UBS para se imunizar, a vacina está liberada para toda a população maior de seis meses de idade. Para as crianças com menos de onze anos, será aplicada a vacina da gripe e do sarampo.

Em relação às crianças menores de quatro anos, no total deveriam comparecer 105 crianças para tomar o imunizante, até o momento, 71 crianças foram vacinadas, o que equivale a 67% do público alvo. A aplicação só deve ser adiada se a criança estiver com febre ou se está em uso de antibiótico, mas após normalizar esta situação, ela deve ser vacinada.

 

Pedimos às pessoas contempladas com as vacinas da atual campanha, que compareça o quanto antes à UBS e garanta a sua dose antes que acabem os estoques.

 

 

Fonte: Cristina Pereira Tec. de Enfermagem de Cunhataí