Secretária de Educação Realiza Teste da Escala Optométrica (teste de visão)

Através da Secretária de Educação no mês de abril a Administradora Escolar Marizane A.S.Thomas realizou com os alunos de Pré escolar ao 5° ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Municipal o teste da Escala Opto métrica (teste de visão). Sabe se que este teste não substitui o exame completo de visão feito por um médico oftalmologista, mas pode ajudar a descobrir o problema que requeira a atenção de um profissional.

Assim que se diagnostica alguma suspeita no educando se encaminha o mesmo para uma avaliação com oftalmologista. Para as crianças, a fase escolar requer uma boa acuidade visual para realização das atividades intelectuais e sociais, sendo muito importante no desenvolvimento e aprendizagem do indivíduo. A realização do teste de Snellen nas escolas, pode identificar precocemente distúrbios visuais nesta faixa etária e alertar quanto à necessidade de uma consulta especializada em oftalmologia para possibilitar a correção dos vícios de refração que prejudicam o rendimento da criança em idade escolar.

Além de Encaminhamento para oftalmologista também são encaminhados os educandos que necessitam de atendimento de fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo, assistente Social quando á necessidade de Interação com as famílias. Além de ter Nutricionista para acompanhamento e orientação sobre alimentação saudável e apresentação de cardápio; bem como Dentista para prevenção e orientação sobre higiene bucal e distribuição de Kilts de higiene bucal.

Temos convenio também com a APAE de São Carlos para encaminhamento dos educandos com dificuldade de aprendizagem ou necessitam de estimulo para o ensino aprendizagem, pois o objetivo principal da APAE é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

 

Educar é semear com sabedoria e colher com paciência.

Augusto Cury