Profissional médica da UBS alerta para cuidados com doenças respiratórias

Estamos em um período em que predomina a oscilação de temperatura com dias frios, calorosos, chuvosos e ensolarados, clima típico da atual estação. É normal durante esses dias baixar a imunidade corporal e assim despontar infecções respiratórias, como o caso da gripe por exemplo.

 

Está em andamento as campanhas de vacinação contra a gripe, influenza e o sarampo.Com o intuito de conscientizar a população, a doutora Alana Patrícia Romani, responsável médica na UBS de Cunhataí, alerta para que façam as vacinase evitem essas infecções respiratórias.

 

“Em relação a gripe, tivemos mais casos agorajustamente por conta dessa mudançabrusca nas temperaturas que ocorreu nas últimas semanas, por isso, a gente reforça a importância de fazer a vacinada influência e da gripe. Trabalhamos em campanhas anuais e aqui em Cunhataí a população adere muito bem, principalmente crianças e nossos idosos, que são a população acima de 60 anos”.

 

Além das doenças respiratórias, a doutora alerta para os cuidados em relação a dengue, solicita a população para que não se automedique, sempre busque a UBS para ter o diagnóstico correto.  Caso possua sintomas como dor no corpo, febre alta,dores orbitais, sensibilidade na pele e ou dores nas articulações, deve de forma imediata buscar atendimento médico para ter o diagnóstico correto, de fundamental importância beber bastante água para manter regular a imunidade corporal.

 

Com relação ao covid-19, reportou-se à importância da vacinação para a redução dos casos positivados, relatando ainda para que a população faça as doses de reforço para garantir a maior proteção imunológica.

 

“De fundamentalimportância a população seguir os passos da vacinação contra o covid-19, pois protege eevitaque as pessoas tenham que procurar assistência hospitalar, por, em muitos casos, apresentar sintomas graves ou que tenham outras consequências,alémde ajudar a manter os sintomas controlados. Nossosidosos já começaram a fazer o reforço, estãona quarta dose, o que é muito importante na prevenção”.

 

 

Além de solicitar que a população venha até a UBS fazer suas vacinas, a doutora alerta para manter a alimentação balanceada e beber bastante água para manter a imunidade alta e evitar tais infecções respiratórias.

 

Fonte: Welinton Seimetz