Comarca de São Carlos promove encontro de famílias acolhedoras
Ocorreu no dia 03, em Águas de Chapecó, a confraternização de fim de ano das famílias acolhedoras da comarca de São Carlos (Cunhataí, São Carlos e Águas de Chapecó).
No evento participaram as famílias acolhedoras com as crianças e adolescentes, técnicos da proteção social básica e da proteção social especial, secretários municipais e demais lideranças do Poder Público.
Conforme destacaram os profissionais que atuam nesse serviço, o ano de 2022, foi um ano de conquistas para o programa família acolhedora. Entre essas conquistas os encontros se darão durante o ano em três momentos diferentes, tendo em vista a capacitação que será ofertada às famílias acolhedoras juntamente com os profissionais, anteriormente os encontros ocorriam apenas no final de ano.
Neste dia, a palestrante Sra. Neusa Moscon do Instituto Caminhos, versou sobre as “Atribuições da família acolhedora, importância de um ambiente familiar positivo para o desenvolvimento saudável na infância e na adolescência; construção de relações de afeto e constância dos cuidados, que são elementos essenciais para o desenvolvimento integral saudável de crianças e adolescentes”. Após, foi servido um almoço para os participantes e entregue uma cesta de natal para as famílias acolhedoras.
O serviço de acolhimento gamiliar em família acolhedora, organiza o acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção por determinação do poder judiciário, em residência de famílias acolhedoras cadastradas.
É previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção. O serviço é o responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança e/ou adolescente acolhido e sua família de origem. (Tipificação Nacional dos Serviços Socio assistenciais – CNAS 2009).
Fonte/Foto: Secretaria de assistência social e habitação