28 anos de Cunhataí: Uma história rica e de grandes lutas

Cunhataí é um município jovem, com apenas 28 anos de emancipação político-administrativa. Sua história emancipatória iniciou em 22 de maio de 1982, ao qual através da Lei Municipal nº 952 de São Carlos foi criado o distrito de Cunhataí, tendo sua divisão territorial ocorrida em 18 de agosto de 1988. O então distrito foi promovido a município com a sanção da Lei Estadual nº 9920, de 29 de setembro de 1995.

Com a emancipação do município, buscou-se sempre valorizar o bem-estar social do munícipe que produz seu sustento através da forte produção agrícola, setor responsável por girar mais de 90% do movimento econômico municipal.

Uma história de sucesso precisa ser construída por várias mãos, e aqui, damos respaldo para a maior obra já executada na história, deste jovem município.  O acesso que interliga três municípios, Cunhataí, Cunha Porã e Iraceminha, foi um anseio da população a mais de 30 anos.

A parte designada para Cunhataí, aproximadamente 6,7km foi entregue no dia 28 de setembro para a população, com a presença de autoridades das esferas regionais, municipais, estaduais e federais.

Para o Deputado Estadual e Presidente da ALESC Mauro de Nadal (MDB), intermediador do investimento, é algo que marca profundamente o trabalho e sua história como ente político. “Essa obra é fruto de uma articulação que foi feita em 2021, na minha primeira passagem como presidente da ALESC. Um anseio da população era ter essa ligação dos três municípios pavimentada, pois, comercialmente e economicamente, esses três municípios possuem relações muito próximas”.

A presença do Governador Jorginho Mello, também foi algo marcante para o município e ao ser entrevistado, falou sobre o programa Estrada Boa, do Governo Estadual. “ Através do Programa Estrada Boa, estamos mudando o cenário da infraestrutura de Santa Catarina, estamos investindo em todos os lados do Estado, e aqui no oeste, vamos melhorar todas as estradas, contamos com uma grande parceria entre Estado e  ALESC para a realização das mesmas”.

Já o Prefeito Luciano Franz, enalteceu toda a equipe administrativa, pois, foi um trabalho desenvolvido por várias mãos. “Estou muito orgulhoso de toda minha equipe, pois, essa obra foi executada por várias mãos que formam a administração. Agradecer também a compreensão de toda a população, pois toda obra gera transtorno, mas hoje, a gente tem um marco histórico sendo entregue para a população”.

Os 28 anos de emancipação político-administrativa de Cunhataí, estão sendo marcados por grandes investimentos, na área agrícola, urbana, para garantir o bem-estar social da população.

Fonte: Welinton Seimetz/Assessoria de Imprensa de Cunhataí
Fotos: Roberto Zacarias/ SECOM / Governo de Santa Catarina