Dr. da UBS de Cunhataí fala sobre novembro azul, o mês da saúde do homem

Novembro Azul é o nome dado ao movimento internacional criado em 2003, para a conscientização e alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O Dr. Fernando Parise, da UBS de Cunhataí, destacou em entrevista,  a importância de estar fazendo o diagnóstico precoce, que também é incentivado através do Ministério da Saúde.

Nesse momento, é aproveitado para sensibilizar a população masculina sobre as principais ações necessárias para prevenção de doenças e cuidado com a saúde, que começa na atenção primária (UBS), a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

A recomendação do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que se faça o diagnóstico precoce, estratégia que tem por objetivo identificar o câncer de próstata no início, a partir de sinais e sintomas. Os principais são: dificuldade de urinar e a demora em começar e terminar de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e presença de sangue na urina.Faixa etária a partir de 45 anos com fatores de risco.

Fatores de risco

• Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• Obesidade;

Neste sábado, a secretaria de saúde elaborou uma programação especial em alusão ao novembro azul, preparada para homens acima de 45 anos. Confira o convite e logo abaixo um podcast com o Dr. Fernando Parise da UBS de Cunhataí. 

Galeria de Áudios

30/11/2022 - Novembro azul - Cunhataí

Baixar Tocar