Saúde humana e animal também produção frutífera, são temas de palestra em Cunhataí

Cunhataí amplo na produção agrícola, são diversos segmentos produtivos  implantados no município, que tem 90% de sua arrecadação econômica, provinda da agricultura.

 

Para valorizar o trabalho dos produtores e também passar conhecimento, foi realizada na manhã de terça-feira (30), uma palestra através da secretaria de agricultura em parceria com o Icasa, Epagri e secretaria de saúde e saneamento.

 

A palestra abordando a brucelose e a tuberculose em animais e seres humanos foi ministrada por Joelson Marcolino Ramos, médico veterinário CIDASC UVL de São Carlos, que falou sobre a parte animal. Já sobre os seres humanos, quem ministrou foi  Evandra Valesca Grutzmann Schmitt, enfermeira especialista em saúde pública. Na palestra foram apresentados os sintomas, riscos de contaminação, prevenção, diagnósticos e números atualizados.

 

Outro tema abordado e que está em desenvolvimento em Cunhataí, é a fruticultura. A palestra foi ministrada por Ivan Tormem, engenheiro agrônomo, agente técnico ATER e líder do projeto horticultura da Epagri na regional de Chapecó.  Nessa palestra foram apresentadas as potencialidades da nossa região na produção frutífera, destacando o seu valor econômico e a variedade produtiva que ainda pode ser desenvolvida, e repassando orientações sobre seu manejo.

 

Na palestra, marcou presença agricultores, autoridades municipais, comerciantes, agricultores e alunos do curso em zootecnia da Casa Familiar Rural de Saudades. O evento se enquadra no calendário festivo em alusão aos 27 anos de emancipação político – administrativa de Cunhataí. 

 

Fonte: Welinton Seimetz/Assessoria de Imprensa