Falta de medicamentos a nível mundial preocupa setor da saúde de Cunhataí

Um dos problemas mais enfrentados em todo o território nacional, no ramo da medicina, é a falta de vários tipos de medicamentos, tanto no setor público como no privado. É uma problemática alastrada a nível mundial, pois, toda a matéria prima vem da China, País este, que recentemente decretou novo Lockdown, além claro, da atual situação da guerra entre Rússia e Ucrânia, do aumento do dólar e tantos outros fatores que afetam a economia global.

 

No momento o que mais está em falta, principalmente, são antibióticos e xaropes. Nas unidades de saúde pública, a temática de compra é diferenciada do setor privado, pois a aquisição é feita através de licitações, onde, são compradas medicações que fazem parte da REMUME (Relação Municipal de Medicamentos), medicamentos que estão na farmácia básica do sistema único de saúde (SUS), que não envolvem medicamentos de alto custo, mas que contém normalmente um ou dois itens apenas de medicamento em cada segmento sintomático. Como as compras são efetuadas por processos licitatórios, as empresas sempre priorizam a entrega no setor privado, ou seja, farmácias comerciais.

 

Por tantos motivos citados acima, sendo considerados os principais, a farmacêutica da UBS de Cunhataí, Roberta Eckert, pede a compreensão da população em relação à falta de alguns medicamentos, pois, são fatores que não dependem apenas do setor, mas de relações mundiais no sistema de saúde. Ressaltamos ainda, que, existem surtos de covid, gripe e dengue, pedimos que as pessoas se cuidem e mantenham a hidratação corporal.

 

Fonte: Farmacêutica Roberta Eckert/Assessoria de Imprensa