Saneamento básico: Evite sanções e adote novas normas até segunda-feira (23)

O município de Cunhataí está em fase final da implantação das novas normas em relação ao saneamento básico, trata sobre o tratamento de resíduos individuais com fossa filtro e sumidouro, sistema esse que tem uma eficácia muito extensa na questão sanitária.

Através de um TAC assinado junto ao ministério público de Chapecó, o projeto passou para o legislativo fazer sua análise e posteriormente a aprovação do projeto. Logo que foi retornado ao executivo com o parecer favorável dos vereadores, iniciou o levantamento do número de famílias que ainda não estavam adequadas às novas normas, porém, com essa notificação notou-se que 52% das famílias já estavam adequadas.

Para adotar esse novo método sanitário, 198 residências foram notificadas, onde até o momento 161 já se atualizaram e foram aprovadas. Ainda restam 37 residências para se adequar, algumas já estão em andamento nesta semana.

A administração municipal solicita à população que agilize na adoção dessa nova norma, ainda nesta semana, pois, a partir de segunda-feira (23), será fiscalizado e quem ainda não estiver adequado com essas novas normas receberá uma notificação, onde terá de arcar com sanções financeiras no valor de meio salário mínimo (R$ 606,00). Vale lembrar que após 30 dias dessa notificação, o valor da multa será dobrado, passando a ser um salário mínimo (R$1.212,00).

Para o mês de setembro, a administração está organizando a limpeza dessas fossas, na qual, uma empresa terceirizada de Pinhalzinho com um caminhão tanque irá sugar os resíduos e fará o destino correto dos mesmos.

Fonte: Welinton Seimetz/Nossa GG Digital