Cunhataí recebe prêmio por destaque em atenção primária à saúde

Em outubro, mais precisamente no dia 07, o Ministério da Saúde divulgou o resultado do desempenho dos indicadores de saúde no âmbito do Programa Previne Brasil (PPB). Esses índices servem de base para o pagamento de incentivo financeiro por desempenho da Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS), relativo ao segundo quadrimestre de 2022 no âmbito do Programa Previne Brasil, instituído por meio da Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019.

Em destaque, são 29 municípios em nível nacional, e, Cunhataí tirou a nota 10 considerando os 5.575 municípios brasileiros e os 295 municípios Catarinenses, em relação à atenção primária à saúde. Esse prêmio, reflete de forma positiva na aquisição de recursos para a pasta.

No dia 16 de dezembro, ocorreu em Brasília (DF), a cerimônia de entrega dos troféus e certificados para representantes dos 29 municípios destaques em Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS), Cunhataí esteve sendo representado por Luciano Franz, Prefeito e Débora Hansen, Secretária de Saúde.

Na solenidade também houve seminário com assuntos relacionados a doenças crônicas não-transmissíveis. Além dos debates, foi feito o lançamento do livro  contendo ações para a implementação do programa Previne Brasil: Modelo de Financiamento da Atenção Primária à Saúde.

Vale ressaltar, que Santa Catarina esteve sendo representada, além de Cunhataí, por Santa Rosa de Lima, Peritiba, Serra Alta, Bom Jesus do Oeste e São Ludgero.

Fonte: Welinton Seimetz com Informações da Ministério da Saúde