Cunhataí 28 anos: Projeto Adolescer com Saúde abre as festividades

Cunhataí está completando 28 anos de emancipação político-administrativa, e na noite de quarta-feira (23), ocorreu a abertura do calendário festivo, preparado para comemorar essas quase três décadas de emancipação.

 No corrente ano, a secretaria de saúde e saneamento em parceria com secretaria de educação, cultura e esporte, também secretária de ação social e habitação, promoveram junto aos alunos e população em geral, o projeto Adolescer com Saúde com o palestrante Abel Petter.

Ontem, o projeto teve seu encerramento em dois momentos, a tarde, palestra para o funcionalismo público, a noite para alunos e população em geral, momentos emocionantes tomaram conta do evento com o tema “Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio”.


A secretária de saúde e saneamento Débora Hansen, falou da alegria em estar proporcionando esse momento e destacou ser um trabalho inicial que tens muito a evoluir junto à população.

 
“Esse projeto foi iniciado no mês de julho, trabalhando com os pais e posteriormente com alunos da rede municipal e estadual de ensino. Importante também foi oportunizar o funcionalismo público a participar do evento, também os professores. Até porque passamos em uma pandemia, o que deixou a saúde mental muito frágil e é um desafio constante lidar com a situação, e ainda é, pois, o psicológico é o motor do desenvolvimento diário do ser humano e precisa estar saudável para melhor qualidade de vida”. 
Destacou a secretária.


Já o palestrante, falou que saúde mental é falta de conhecimento, muitas pessoas não sabem o que é a saúde mental, e, não sabem lidar com ela.

 
“Esse projeto foi pensado nos adolescentes, professores, profissionais e nas famílias, abordando vários temas, dentre bullying, saúde mental, suicídio, álcool e drogas. Esses temas são extremamente importantes a serem falados, por perspectivas de futuro e violência. Hoje foi o encerramento com a palestra máster, falando de saúde mental e suicídio temas que são também abordados a nível nacional com o setembro amarelo”. 
Frisou o palestrante.


O projeto adolescer com saúde, está englobado junto a um leque de projetos que desenvolvido na secretaria de saúde e saneamento, sempre com o intuito da prevenção, orientação e capacitação. 

Fonte/fotos: Welinton Seimetz/Assessoria de Imprensa