Proteção em Calamidades Públicas e Emergência

O Serviço de Proteção em Calamidades Públicas e Emergências promove apoio e proteção à população atingida por situações de emergência e calamidade pública, com a oferta de alojamentos provisórios, atenções e provisões materiais, conforme as necessidades detectadas.

Assegura a realização de articulações e a participação em ações conjuntas de caráter intersetorial para a minimização dos danos ocasionados e o provimento das necessidades verificadas.


É importante saber
Oferece atendimento presencial
Oferece atendimento por telefone
Oferece atendimento pela internet

Como solicitar?
Por Telefone


CRAS


Fone: (49) 3338 0191
Manhã: 07:30 às 11:30 horas Tarde: 13:00 às 17:00 horas
Presencialmente


CRAS



Avenida 4 De Julho, 500, Centro
89866-000
Manhã: 07:30 às 11:30 horas Tarde: 13:00 às 17:00 horas

Passo a Passo

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Procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Informações Adicionais
Etapas para processamento do serviço
- Proteção social proativa; - Escuta; - Orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais; - Orientação sociofamiliar; - Referência e contrarreferência; - Informação, comunicação e defesa de direitos; - Acesso à documentação pessoal; - Articulação da rede de serviços socioassistenciais; - Articulação com os serviços de políticas públicas setoriais e de defesa de direitos; - Mobilização de família extensa ou ampliada; - Mobilização para o exercício da cidadania; - Atividades de convívio e de organização da vida cotidiana; - Diagnóstico socioeconômico; - Provisão de benefícios eventuais.
Prazo para a prestação do serviço
1. Urgência: Imediata.
Forma de prestação do serviço
No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Manifestações
Locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço: - Aos membros do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); - À sede da Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação; - Por meio da Ouvidoria Online (sistema e-Ouv), disponível no site do município.
Prioridades de atendimento
Famílias e Indivíduos: - Atingidos por situações de emergência e calamidade pública (incêndios, desabamentos, deslizamentos, alagamentos, dentre outras) que tiveram perdas parciais ou totais de moradia, objetos ou utensílios pessoais, e se encontram temporária ou definitivamente desabrigados; - Removidos de áreas consideradas de risco, por prevenção ou determinação do Poder Judiciário.
Mecanismos de comunicação com os usuários
- Informações de acesso: (49) 33380191 e-mail: gestaosocial@cunhatai.sc.gov.br
Respostas às manifestações
Procedimentos para receber e responder as manifestações dos usuários: A depender de cada caso.
Formas de consulta
Mecanismos de consulta, por parte dos usuários, acerca do andamento do serviço solicitado e de eventual manifestação: - Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação; - Órgão da Defesa Civil.

Outras Exigências
  • • Famílias e indivíduos atingidos por situações de emergência e calamidade pública. • Por notificação de órgãos da administração pública municipal, da Defesa Civil e pela identificação da presença nas ruas.

Órgão / Entidade responsável
  • Secretaria Municipal de Ação Social e Habitação - SOCIAL
  • AVENIDA 04 DE JULHO, -
  • (49) 3338-0191 -
  • gestaosocial@cunhatai.sc.gov.br

Atendimento preferencial
Lei Federal 10.048 / 2000
As pessoas em qualquer uma das situações abaixo tem a prioridade de atendimento garantida por Lei.
  • Portadores de Deficiência
  • Idosos
  • Gestantes e lactantes
  • Pessoas com criança de colo
  • Obesos