Seminário EPAGRI, realizado no dia 30 de maio de 2014.

Seminário Epagri

No dia 30 de maio de 2014, a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A.) com o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Cunhataí, realizaram o IV Seminário Municipal de Bovinocultura de Leite, contando com a presença de mais de 150 pessoas, sendo agricultores, autoridades, técnicos e alunos do curso de Técnico em Zootecnia da Casa Familiar Rural de Saudades.

O evento foi de grande importância pois trouxe motivação e informações da atividade leiteira, principalmente na visão geral da atividade de leite e mercado no Brasil, com palestra ministrada pelo Médico Veterinário da Coopercentral Aurora, senhor Selvino Giesel. O coordenador estadual do programa pecuária da Epagri, agrônomo Carlos Mader Fernandes, ministrou uma palestra sobre a análise econômica e uso estratégico de alimentos concentrados, ressaltando a importância da necessidade do produtor ser um excelente produtor de pasto, evitando o uso excessivo de alimentos concentrados, fazendo com que o produtor possa ser mais competitivo e obter maior margem de lucratividade.

A tarde foi trabalhado o tema criação da bezerra e novilha, onde o Médico Veterinário da Epagri de Chapecó Everton Poletto, ressaltou a importância no manejo dessa categoria animal, para obter uma vaca de boa produtividade e garantir o futuro da pecuária de leite na propriedade rural.

O evento fui um sucesso e os agricultores saíram muito satisfeitos, pois as palestras foram objetivas e direcionadas as necessidades dos produtores em virtude da Epagri defender um sistema de produção sustentável, garantindo boa renda e mostrando aos participantes a necessidade de melhorar a atividade, mas principalmente a parte de manejo e não depender muito de recursos externos.

Agradecemos a todos pela presença e ressaltamos um agradecimento especial ao Sr. Altair Gralow, Extensionista Rural da Epagri Cunhataí, pelo apoio e dedicação para a realização deste evento.