Saúde da mulher: A importância de exames preventivos

Para manter os cuidados com a saúde das mulheres, prevenir é sempre a melhor escolha, manter uma rotina saudável é de extrema importância. Alimentar-se bem, praticar exercícios físicos regulares, conhecer seu histórico familiar de doenças e levar uma vida mais leve são essenciais. Consultas regulares e exames preventivos são fundamentais para manter a sua saúde em dia, ajudando a detectar doenças em estágio inicial e quaisquer outros desequilíbrios.

O exame mais conhecido por todas as mulheres é o Exame Preventivo de Colo de Útero, ou Papanicolau. Ele é coletado por profissional habilitado e deve ser feito anualmente, um ano após o início da vida sexual da mulher.

Esse exame permite identificar o câncer do colo do útero em estágios iniciais, facilitando a cura da doença, também ajuda a detectar verrugas, infecções por fungos e herpes genital. Dependendo do resultado, este   é encaminhado prioritariamente ao ginecologista para avaliação.

A mamografia é indicada para mulheres a partir dos 35 anos, com histórico de câncer de mama na família, ou após os 40 anos, sem histórico. O exame é o maior aliado na prevenção do Câncer de Mama. A Ecografia Mamária também é utilizada nesse diagnóstico, auxiliando a verificar se há cistos ou nódulos no local.

Procurar atendimento apenas quando algo está errado é um grande erro que, às vezes, não é possível reverter, por isso a Secretaria municipal de Cunhataí preocupada com a saúde das mulheres realiza coleta todas as quintas-feiras o dia todo e neste próximo dia 05 de novembro será o  “dia D” de coleta preventivo de Câncer de Colo Uterino. Agende seu horário.

Fonte: Secretaria de Saúde e Saneamento de Cunhataí