Projeto família e escola resgata valores da participação familiar no aprendizado

Educar não é uma tarefa simples. Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas, seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes.

Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum. A escola se tornaria vazia e ineficiente se omitisse de resgatar certos valores “adormecidos” na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo atual, fortalecer e renovar as “crenças”, inserindo no processo educacional valores que possibilitem a formação integral dos alunos. É necessário desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar, envolvendo a família nas atividades estimulando assim a sua participação no processo ensino-aprendizagem do educando, tornando-o um ser humano capaz de melhorar o mundo em que vivemos e atuar de forma mais eficaz no que concerne aos valores humanos, pois com esta ação colaboraremos para a existência de alunos mais íntegros e saudáveis.

Diante do maior desafio atual da humanidade que é a participação e a parceria família e escola, torna-se cada vez mais necessário refletirmos sobre a influência da atividade humana neste cenário. O espaço escolar precisa promover essa reflexão em todos os níveis de ensino, incentivando o resgate dos valores na vida familiar e escolar do educando. A solidificação de uma família unida e feliz assegura a formação dos alunos, devemos interiorizar que os valores são ensináveis e que nossa missão é muito maior que transmitir conhecimento.

Como intuito do trabalho conjunto, família e escola, a secretaria municipal de educação, cultura e esportes de Cunhataí, lançou o projeto “família e escola de mãos dadas resgatando valores”. Nesse projeto,cada instituição de ensino trabalhou o projeto envolvendo ainda mais a família no educandário escolar pois sentimos que quando a família tem um relacionamento de qualidade nesse caso, o educando apresenta um bom desempenho e performance nos estudos e na conquista de melhores resultados.

Família e escola juntos são essenciais para um trabalho de sucesso, e, como fechamento do projeto, realizou-se neste ano o II concurso de fotografia  “família e escola”, sendo seguido criteriosamente o regulamento do projeto. O resultado das fotos vencedoras foi disponibilizado por cada unidade escolar no dia do evento “família e escola” também a entrega da premiação e certificado aos vencedores por turma.

Fonte/Fotos: Secretaria de educação, cultura e esportes de Cunhataí