18 de maio: Uma data que visa conscientizar contra a violência e exploração sexual infantil

18 de maio é marcado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

Durante todo o mês, são realizadas ações junto à sociedade com o intuito de conscientizar a população perante o assunto. Na quinta-feira (26), o setor social de Cunhatai, juntamente com o CRAS e conselho tutelar realizaram um evento alusivo a esse dia.

Com a presença de mais de 100 crianças, o evento contou com pronunciamentos da equipe técnica do CRAS e também das conselheiras tutelares do município, que passaram informações às crianças, de como se prevenir, onde buscar ajuda, entre outras informações relevantes.

No dia também foi apresentado um vídeo, e, dois teatros sobre o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, teatro esse, apresentado pelas crianças que frequentam o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV).

A secretaria da assistência social juntamente com o CRAS e conselho tutelar, agradecem a parceria das escolas e secretaria da educação, na participação do evento. O evento contou com o apoio da secretaria de educação e da escola estadual e das escolas municipais de Cunhataí.

Nesse dia estava programada uma caminhada de conscientização, porém, devido às más condições climáticas, a caminhada foi cancelada. Confira fotos.

Fonte: Assistência Social de Cunhataí