Saúde Realiza Lia (Levantamento De Índice Amostral) E Conversas Nas Escolas Sobre A Dengue E Covid 19

A Secretaria Municipal de Saúde através do setor de endemias realizou nos dias 07 e 08 de março a atividade do LIA, cujo objetivo e avaliar a infestação por aedes aegypti no município. A atividade contou com a participação e ajuda das agentes de saúde que passaram no perímetro urbano do município, procurando focos e coletando amostras de larvas. Foram coletas 22 amostras das quais 13 eram de aedes aegypti. Isso colocou o município em um alto risco de transmissão da dengue.

 

Já no dia 14 de março no período noturno e 15 de março no período diurno foram realizadas conversas em todas as escolas do município, com as temáticas: dengue e COVID 19. A enfermeira Evandra Schmitt, falou sobre sinais e sintomas do COVID e a necessidade de procurar a unidade de saúde quando eles surgirem, além dos sintomas comuns a dengue. Continuando a fiscal de vigilância sanitária Giannina Weber e a agente de endemias Natalia Rempel falaram sobre formas de eliminar criadouros do mosquito aedes aegypti e também sobre a importância do uso do repelente para a prevenção pessoal.

 

Considerando que houve a confirmação de casos de dengue nas cidades vizinhas é muito importante que todos passem repelente regularmente.