Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite em Cunhataí/SC

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começou neste sábado (15) e vai até 31 de agosto em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 100 mil postos de vacinação estão em funcionamento neste sábado, “Dia D” da campanha. A meta é imunizar 12 milhões de crianças.

Devem ser vacinadas contra pólio crianças com idade entre 6 meses e 5 anos incompletos. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença provocada por vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia irreversível dos membros.

Atualmente, o Brasil está livre da doença, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus fora do país, segundo o Ministério da Saúde. O último caso no país foi registrado há 26 anos. Segundo a SMS, não há contraindicações à vacina oral contra a poliomielite.

Os pais devem informar se a criança tem hipersensibilidade a algum componente da vacina, tem histórico de reação grave à dose anterior ao profissional de saúde. Ele vai avaliar se a criança deve ou não receber a vacina. Em caso de dúvidas, os pais ou responsáveis devem procurar a unidade de Saúde para informação e avaliação clínica da criança.

A vacina oral contra a Poliomielite, mais conhecida como “as gotinhas”, é utilizada em campanhas com o objetivo de alcançar a erradicação mundial da Pólio. É uma vacina segura que, na rotina, complementa o esquema iniciado com duas doses da vacina inativada contra a Poliomielite. Atualmente, ocorre uma campanha ao ano com a vacina oral, bem aceita pela população. Ela oferece proteção contra os três poliovírus (1, 2 e 3) e sua eficácia é em torno de 90% a 95% após a conclusão do esquema.

Nessas campanhas procura-se administrar vacinas de forma seletiva e possibilitar a atualização da situação vacinal, como a vacina tríplice bacteriana (Difteria, Tétano e Coqueluche) e tríplice viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola). Os resultados destas ações podem ser comprovados na redução das doenças imunopreveníveis no país.

Na campanha 2015 serão disponibilizadas da Poliomielite, Penta, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Tríplice viral, Tetra viral, DTP e Hepatite A. 

As doses atrasadas poderão ser aplicadas no mesmo dia ou agendadas para uma data mais adequada, segundo o ministério. Mas somente para crianças que não estejam com situação regularizada. A caderneta de vacinação será avaliada por um profissional de saúde.

 A unidade de Saúde de Cunhataí esta de portas abertas para a vacinação das 07:30 às 11:30 e das 13:00 às 17:00, contamos com a colaboração de todos. Segundo o secretaria Evandra Schmitt …”Os pais e responsáveis devem proteger seus filhos contra a poliomielite, levando as crianças para tomar a segunda dose da vacina Sabin. Desta forma, todos colaboram para evitar o retorno da circulação do vírus causador da doença.