Grupo Bem Gestar encerra suas atividades do ano  com grande confraternização

Em clima de gratidão e alegria, foi realizado na última terça feira (19), o último encontro do ano do Grupo de Gestantes Bem Gestar da Secretaria Municipal de Saúde de Cunhataí-SC. Na oportunidade, foi realizada a primeira Oficina de Shantala acompanhada da técnica de Reflexologia Podal, Banho de Ofurô e Danças Circulares.

A Shantala é uma Prática Integrativa do SUS e consiste em uma técnica de massagem milenar indiana para bebês. Surgiu no Sul da Índia e foi difundida no ocidente pelo médico francês Frédérick Leboyer.

Estudos mostram que o método terapêutico pode trazer benefícios respiratórios, digestivos, imunológicos, relaxantes e analgésicos, oportunizando fortalecimento do vínculo afetivo entre a mãe e o bebê.

Durante a oficina de Shantala, além de realizar a técnica passo a passo, os profissionais informaram sobre os benefícios, cuidados, restrições relacionados a essa prática  e a entrega de um boletim informativo. A massagem foi finalizada com o banho de Ôfuro também ensinado às gestantes.

Além da Shantala, a equipe aproveitou a oportunidade para trazer outra prática Integrativa: A Dança Circular, que oferece um espaço e um momento para a busca do aprimoramento pessoal, além de uma forma saudável de explorar o Eu interior. A Dança convida a estabelecer uma conexão entre as participantes, facilitando a busca da autoconfiança e autoconhecimento necessários em tarefas cotidianas, do trabalho à convivência em família.

Ao término do encontro, as gestantes receberam um brinde e tiveram um delicioso lanche. A Secretaria de Saúde agradece a participação de todas as gestantes e reforça o convite para os próximos encontros que retornarão em 2024.

Fonte/fotos: Sec. Saúde e Saneamento