Você já parou para pensar no verdadeiro tamanho do Aedes aegypti, o mosquito da dengue?

Ao contrário do que muitos pensam, o Aedes aegypti é um mosquito pequeno, com menos de 1 centímetro, e dificilmente é percebido em nossa volta. Por conta do seu hábito diurno e principalmente no início e final do dia, justamente o nosso período de atividade, costumamos não perceber este mosquito nos atrapalhando em nossas atividades, como durante o sono, quando costumamos ouvi-los atrás de nosso sangue.

Por conta desse tamanho minúsculo e seus hábitos de vida, é essencial o uso de repelente durante todos os dias quentes do ano! Repelentes com uma maior concentração de DEET e com um maior tempo de eficácia são melhores, mas na dúvida de qual comprar e usar, prefira o que se adapte melhor aos seus gostos, o importante é estar atento a sua duração e não deixar de passar.

Municípios vizinhos já registraram casos de dengue neste ano, portanto, é de se esperar que a circulação do vírus chegue em mais lugares. Sabendo disso, não deixe de usar o repelente, especialmente se você sair do município para ir para grandes centros urbanos e mantenha o seu pátio e a sua casa sempre em dia, não deixando depósitos de água parados podendo servir de criadouro para o mosquito. Com o aparecimento de qualquer sintoma, não deixe de procurar a Unidade de Saúde e em nenhuma situação se automedique!

Não se engane com o tamanho, esse pequeno mosquito MATA!

Fonte/fotos: Setor de endemias de Cunhataí