Saúde de Cunhataí promove novo encontro do Grupo de Gestantes

A gravidez é uma condição que envolve muitos mitos, dúvidas, crenças e expectativas, que podem estar diretamente relacionados ao contexto familiar. As informações, experiências e conhecimentos transmitidos por profissionais podem influenciar positivamente neste período.

 A realização da assistência pré-natal é uma das práticas desenvolvidas pela atenção primária. Quando os cuidados primários são oportunos e corretamente conduzidos durante a gestação, o risco de desfechos como baixo peso ao nascer e prematuridade pode ser reduzido.

O Grupo de gestantes tem como estratégia o fortalecimento das potencialidades individuais e com a finalidade de complementar o atendimento realizado nas consultas, melhorar a aderência das gestantes aos hábitos considerados mais adequados, diminuir a ansiedade e compreender de forma mais clara os sentimentos que surgem neste período, permitindo um atendimento humanizado e a aproximação entre profissionais e gestantes.

No município de Cunhataí, o encontro do grupo de gestante é realizado nas dependências da Unidade Básica de Saúde. Participam do grupo vários profissionais da unidade, abordando temas pertinentes a gestação. Esses encontros ocorrem uma vez por mês, e, a cada encontro é discutido pelos profissionais de acordo com a visão de cada área, possibilitando assim o esclarecimento das dúvidas das gestantes, no final de cada encontro é entregue para cada participante um item para complementar o enxoval.

 Neste último encontro dia 18 de outubro, as orientações foram repassadas pela Dra. Milena Mendonça Ginecologista e Obstetra da Unidade e cada participante recebeu um pacote de fraldas.

Fonte/Foto: Secretaria de saúde e saneamento