Município de Cunhataí adere à campanha do Outubro Rosa.

Cunhataí aderiu à campanha internacional de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. Esta campanha tem como símbolo o laço cor de rosa. No município de Cunhataí, o departamento público da saúde recebeu faixas e balões na cor rosa. Esta decoração temática tem o objetivo de chamar a atenção da população, principalmente feminina, para a luta contra o câncer de mama, sendo uma forma de alertar as mulheres para não se esquecerem de realizar anualmente os exames necessários, como a mamografia. Os servidores públicos, em apoio ao Outubro Rosa, já estão (literalmente) vestindo a camisa da campanha. A ideia é usar uma peça de roupa na cor rosa para lembrar e alertar as mulheres sobre a importância do combate e prevenção ao câncer de mama, assim como se fez com a decoração na unidade básica de saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Cunhataí vai contar com uma série de atividades ao longo deste mês. Os profissionais da equipe de saúde da unidade básica estão comprometidos em realizar diversas atividades voltadas para a saúde da mulher com foco na prevenção do câncer de mama. Entre as atividades, está a realização de palestras, proferidas por profissionais da área e que possuem um amplo conhecimento sobre este assunto, além da liberação de exames para mamografia para mulheres na faixa etária de 40 a 69 anos e a realização de exames preventivos de colo de útero.

Conforme a secretária municipal da saúde, Darli Maria Hoss Breunig, “a campanha é uma oportunidade para as mulheres, que ainda não realizaram seus exames, agendar os serviços na unidade básica de saúde do município. A rede municipal já garante o acesso a esses exames preventivos, mas a campanha do Outubro Rosa, vem para reforçar a importância de todas as mulheres cuidarem da saúde”.