Maio Laranja: Cunhataí promove caminhada em prol da conscientização

A campanha Maio Laranja foi instituída por meio da Lei Nº 14.432, de 3 de agosto de 2022. A norma estabelece que durante o mês de maio de cada ano, em todo o território nacional, sejam realizadas atividades de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Um dos objetivos é conscientizar, informar e combater os abusos sofridos pela população infanto-juvenil.

No dia 15 de maio a Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente ao CRAS e Conselho Tutelar promoveram uma palestra sobre o tema com os alunos do período noturno do colégio Estadual Nicolau Schoenberger.

E no dia 16 de maio foi realizada a caminhada em alusão ao Maio Laranja. Esta ação contou com a participação da rede municipal e estadual de ensino do município e ocorreu com os turnos matutino e vespertino. O trajeto percorreu o Centro da cidade e posteriormente foi promovida uma palestra sobre o tema no Centro de Eventos com a psicóloga Noeli Santolin.

Esta ação proporcionou alertar as crianças e adolescentes para a prevenção, proteção e para não serem causadores da violência, sinalizando sobre os toques adequados e inadequados. Além de mostrar à sociedade que é compromisso de todos, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, ou seja, sem violências.

Até a maratona mais longa começa com um pequeno passo!

Fonte: Sec. Ação Social e Habitação de Cunhataí