Cunhataí recebe nota 9.94 do Programa Previne Brasil

O Ministério da Saúde divulgou o resultado do desempenho dos Indicadores de saúde no âmbito do Programa Previne Brasil, os quais servem de base para o pagamento do incentivo financeiro por Desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS), relativo ao Primeiro Quadrimestre de 2023 no âmbito do Programa Previne Brasil.

Os indicadores avaliados são os seguintes

·         Proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação.

·         Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV.

·         Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.

·         Proporção de mulheres com coleta de Citopatológico na APS.

·         Proporção de crianças de 1 ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo B Poliomielite inativada.

·         Percentual de pessoas com Hipertensão, com consulta e Pressão Arterial aferida no semestre.

·         Percentual de pessoas com Diabetes, com consulta e Hemoglobina Glicada solicitada no semestre.

O município de Cunhataí atingiu a nota 9.94, ficando na 18ª posição a nível de Estado e 293ª posição, considerando os 5.568 municípios brasileiros.

É importante destacar que no Segundo Quadrimestre de 2022, o município havia conseguido a nota 10, porém no Terceiro Quadrimestre de 2022 a nota caiu para 7.36, por não ter atingido o número de gestantes que deram a luz no quadrimestre, segundo os parâmetros utilizados pelo Ministério da Saúde.

Neste 1° Quadrimestre de 2023, recuperamos a nota, porém não conseguimos a nota máxima pelo fato de crianças menores de um ano terem transferido residência para outros municípios e em consequência disso, não atingimos o número suficiente de crianças vacinas para garantir o percentual necessário.

“Estamos felizes pelo resultado conquistado, percebendo que o resultado alcançado é resultante do empenho de toda a equipe. Esperamos que no próximo quadrimestre, possamos alcançar a nota máxima, embora alguns fatores que independem da nossa vontade possam interferir no resultado”.  Ressalta a equipe de saúde do município.

A Administração Municipal e a Secretária Municipal de Saúde agradecem o apoio recebido de todos os profissionais da pasta, do Conselho Municipal de Saúde e da comunidade. O objetivo é melhorar cada vez mais, superando os obstáculos e garantir a melhoria constante nos serviços oferecidos à população usuário do SUS no município.

Fonte: Secretaria de Saúde e saneamento de Cunhataí