Cunhataí atinge destaque estadual e nacional em pesquisa sobre desempenho da saúde

O Ministério da Saúde divulgou no último dia 07 de outubro, o resultado do desempenho dos Indicadores de saúde no âmbito do Programa Previne Brasil (PPB), os quais servem de base para o pagamento do incentivo financeiro por Desempenho da Atenção Primária à Saúde (APS), relativo ao segundo quadrimestre de 2022 no âmbito do Programa Previne Brasil, instituído por meio da Portaria nº2.979, de 12 de novembro de 2019. Os indicadores avaliados no Segundo Quadrimestre de 2022 são os seguintes:

·         Proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação.

·         Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV.

·         Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.

·         Proporção de mulheres com coleta de Citopatológico na APS.

·         Proporção de crianças de 1 ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b Poliomielite inativada.

·         Percentual de pessoas com Hipertensão, com consulta e Pressão Arterial aferida no semestre.

·         Percentual de pessoas com Diabetes, com consulta e Hemoglobina Glicada solicitada no semestre.

O município de Cunhataí atingiu a nota 10, ficando em segundo lugar no Estado de Santa Catarina e em 17º a nível de Brasil. Este resultado coloca o município em posição de destaque tanto a nível de Estado quanto a nível de Brasil,considerando os 5.575 municípios brasileiros e os 295 municípios catarinenses.

Se por um lado estamos felizes pelo resultado conquistado, percebendo que as mudanças que vêm sendo implementadas no Processo de Trabalho na Atenção Primária à Saúde estão dando resultados positivos, por outro sabemos que temos ainda a melhorar.

A Administração Municipal e a Secretária Municipal de Saúde agradecem o apoio recebido de todos os profissionais de saúde, do Conselho Municipal de Saúde e da comunidade. Nosso objetivo é melhorar cada vez mais, superando os obstáculos, principalmente os impostos pela pandemia da Covid-19, que embora em menor grau, ainda impactaram e as ações de saúde neste período.

Fonte: Secretaria de Saúde e Saneamento de Cunhataí