Setor de endemias de Cunhataí promove ações educativas em combate a dengue

Nos dias 20 de novembro, 05 e 11 de dezembro, o setor de endemias de Cunhataí, trabalhou com alunos e professores da rede estadual de ensino, por meio do programa “Saúde na Escola”, ações de combate ao Aedes aegypti e às doenças por ele transmitidas (Dengue, Febre Amarela, Zika e Chikungunya).

As turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, receberam a visita dos profissionais da saúde no dia 20 de novembro, enquanto turmas do ensino médio e alunos do EJA receberam os profissionais no dia 05 de dezembro, no período noturno. Já no dia 11 de dezembro, com as turmas do 1º ao 5º ano da Escola Isolada Municipal Osvin Schmitt de Barra Grande.

A atividade foi desenvolvida de turma em turma, com explicações sobre o ciclo de vida do mosquito e cuidados a serem tomados para a prevenção das doenças. Aproveitando a estrutura física do laboratório da Escola, os alunos e demais participantes tiveram a oportunidade de ver todas as fases de desenvolvimento do mosquito, que dura sete dias, desde seu ovo até seu estágio adulto, com o auxílio de lupas e de um microscópio.

Devido à chegada do verão e o clima bastante chuvoso que deve predominar durante a estação, o Programa de Combate a Dengue solicita que todos os munícipes mantenham os seus pátios organizados e limpos e que todos tomem todas as medidas cabíveis para evitar possíveis criadouros para o mosquito.

Solicitamos ainda o uso individual de repelente, em especial para saídas do município para outras localidades, com atenção redobrada à correta aplicação e ao período de eficácia dele, que pode ser consultado acima da embalagem.

O setor agradece a disponibilidade da direção da EEB Nicolau Schoenberguer e da Secretaria Municipal de Educação em oportunizar o momento demonstrativo aos alunos.

Fonte/Fotos: Setor de endemias de Cunhataí