Teste de visão identifica alunos que precisam de atendimento oftalmológico em Cunhataí

A Secretaria de Educação do município de Cunhataí realiza, anualmente, desde 2021, o teste da Escala Optométrica (teste de visão). A administradora escolar Marizane A. S. Thomas aplicou o teste no mês de março deste ano, com os alunos da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal.

A realização do teste de Snellen nas escolas pode identificar precocemente distúrbios visuais nessa faixa etária e alertar sobre a necessidade de uma consulta especializada em oftalmologia, possibilitando a correção antes que o problema prejudique o rendimento escolar da criança.

Sabe-se que esse teste não substitui o exame completo de visão realizado por um médico oftalmologista, mas pode ajudar a detectar problemas que requeiram a atenção de um profissional. Assim que se diagnostica alguma suspeita no educando, ele é encaminhado para uma avaliação oftalmológica.

Para as crianças, a fase escolar exige uma boa acuidade visual para a realização das atividades intelectuais e sociais, sendo essencial para o desenvolvimento e a aprendizagem.

No ano de 2025, um total de 15 educandos da rede foram encaminhados para avaliação com o oftalmologista. Além disso, há atendimento para alunos que necessitam do acompanhamento de fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo e assistente social, quando há necessidade de interação com as famílias. A rede também conta com nutricionista para orientação sobre alimentação saudável e elaboração do cardápio, além de dentista para prevenção e instrução sobre higiene bucal.

Temos, ainda, convênio com a APAE de São Carlos para o encaminhamento de educandos com dificuldades de aprendizagem ou que necessitam de estímulo para o processo de ensino-aprendizagem, considerando que o objetivo principal da APAE é promover a atenção integral à pessoa com deficiência intelectual e múltipla.

Fonte/fotos: Assessoria de Imprensa de Cunhataí