Encerra o 1º Grupo de Tabagismo do município de Cunhataí

Aconteceu neste dia 16/06/2015 o encerramento do 1º Grupo de Tabagismo do Município de Cunhataí. As atividades deste grupo tiveram inicio na data de 17/03 e contou com a participação de 11 pessoas que tinham como objetivo a suspensão do uso do cigarro, sendo que destes 9 pessoas conseguiram cessar por total o uso do cigarro, ou seja, 82% dos participantes do grupo e os outros dois participantes conseguiram por reduzir de maneira considerável a quantidade de cigarros durante o dia. Cunhataí superou assim a média nacional que é de aproximadamente 40%, ou seja, a cada 10 fumantes 4 param de fumar.

A metodologia de trabalho deste grupo se deu através de quatro encontros semanais, dois encontros quinzenais e um encontro mensal. Durante o período das atividades do grupo foi realizado também atendimentos individualizados com a Psicóloga e acompanhamento médico para as pessoas que sentissem necessidade. Cabe ressaltar que juntamente com este trabalho realizado pelos profissionais alguns pacientes também fizeram uso de medicação, o que faz parte do tratamento indicado pelo Ministério da Saúde, contando sempre com a participação da Farmacêutica da Unidade de Saúde.

O grupo contou com a participação em todos os encontros da Médica Dra. Raquel Estela Esbissigo e da Psicóloga Cristiany Mees, também contribuíram com as atividades deste grupo a Dentista Carla Ruver e a Nutricionista Grazieli Kuhn da Unidade de Saúde que trouxeram informações esclarecedoras acerca de danos causados pelo uso do cigarro e a alimentação que é um fator importante neste momento de decisão, pois era uma das preocupações entre o grupo o ganho de peso após a suspensão do uso do cigarro.

Após o encerramento foi realizado uma confraternização entre os participantes e os profissionais da saúde, sendo que contou também com a presença da Secretária de Saúde Evandra Schmitt. Na oportunidade ainda foi entregue um certificado de reconhecimento a cada participante, pois aceitou o desafio em parar de fumar e alcançaram assim o objetivo de ficar livres do cigarro em busca de uma melhor qualidade de vida.

“O Homem não teria alcançado o possível se,

repetidas vezes, não tivesse tentado o impossível” ( Max Weber)